Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia

O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres está localizado no Largo da Matriz e é o cartão postal mais famoso de Itapecerica da Serra. Foi edificado sobre uma colina de formação rochosa, a qual deu origem ao nome da cidade. Em 1689, os padres jesuítas chegaram para catequizar os índios, com a imagem da Virgem Maria, e queriam construir uma capela na área mais plana do aldeamento. Mas, a imagem insistia em aparecer no monte próximo ao cemitério indígena.

Então, deixaram ali a imagem, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica e a capela foi erguida no ponto mais alto da cidade. Um evento muito tradicional na cidade está ligado diretamente ao santuário: a Festa de Corpus Christi. Todo ano, em junho, com o apoio da prefeitura, são confeccionados cerca de 500 metros de tapetes coloridos com serragem, dolomitas e desenhos em honra ao corpo e sangue de Cristo. A comunidade católica e outros voluntários participam todos os anos da confecção dos tapetes, que enfeitam as ruas do centro, trazendo muitos fiéis e movimentando o turismo na cidade. Para mais informações, consulte http://www.nossasenhoradosprazeres.com.br ou ligue para (11) 4666.3619.

Horário de funcionamento:

Seg – Sex: das 8h às 18 / Sábado: das 10h às 20h30

Domingo: das 7h30 às 13h30 e 16h às 20h30

Missas no Santuário:

Terça – Sexta: 8 e às 12h / Sáb: 12h e às 19h / Dom: 8h, 10h, 12h, 17h e às 19h

Grupos de Oração: Quartas às 20h

Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

Mosteiro Nossa Senhora da Paz

Fundado em 21 de julho de 1974 e erigido em Abadia em 23 de maio de 1983, o Mosteiro Nossa Senhora da Paz é uma comunidade de monjas da Ordem de São Bento. Rezam, trabalham, estudam, recreiam-se, conforme a espiritualidade beneditina, cujos três pilares são a Liturgia, Lectio Divina (leitura orante da Sagrada Escritura) e a Regra de São Bento. Uma casa de paz para todos os que o visitam. Conforme a tradição bíblica inserida na Regra de São Bento, as monjas prestam o serviço de hospitalidade, de modo a possibilitar aos hóspedes um lugar propício à reflexão e à oração, bem como a participação na Liturgia.

O Mosteiro possui uma loja com peças de cerâmica, doces, fabricados pelas monjas, e obras do oblato beneditino e grande artista sacro brasileiro da atualidade Cláudio Pastro (1948-2016). Dedicou-se exclusivamente à arte sacra por mais de 40 anos, sendo o artista principal responsável pela ambientação interna do Santuário Nacional de Aparecida. Está sepultado na área externa do mosteiro. A casa em que residiu próxima ao local será transformada em um memorial, aberto para visitação.

Horário: Aberto 7h às 17h. Confirmar grupos pelo telefone: (11) 4667-4674

E-mail: loja@mnspaz.com

Entrada: Gratuita

Endereço: Estrada Mosteiro Nossa Senhora da Paz, 1400.

Sepultura de Cláudio Pastro

Local encontra-se no interior do Mosteiro Nossa Senhora da Paz. O artista Cláudio Pastro é considerado o maior nome da arte sacra brasileira. Também reconhecido internacionalmente, realizou trabalhos em vários países, como Itália, Alemanha, França e Espanha, entre outros.

Saiba mais em: https://claudiopastro.com.br/o-artista/

Mosteiro São Geraldo – Cela São José

A Abadia de São Geraldo é uma comunidade monástica da Congregação Húngara da Ordem Beneditina, fundada pelos monges provindos da milenar arquiabadia de Pannonhalma, na Hungria. Nos anos 1940, fundaram uma casa conventual denominada Nova Pannonhalma. Com o passar dos anos, essa casa tornou-se pequena e foram obrigados a procurar um local maior para suas acomodações, além de ampliar seus trabalhos pastorais. Em 1951, a comunidade se transferiu para um prédio da Pontifícia Universidade Católica, no bairro de Santa Cecília, quando foi instalado o Mosteiro São Geraldo e fundado o colégio que se tornaria importante referência do ensino na cidade de São Paulo.

Um decreto da Santa Sé, de 8 de dezembro de 1953 elevou a comunidade monástica a Priorado Conventual. Acompanhando a expansão do Colégio Santo Américo, a comunidade mudou-se em 1963 para a região do Morumbi, onde até hoje permanece. Em 8 de junho de 1989, o Priorado ganhou status abacial, tendo como seu primeiro abade, D. Ernesto Linka.

Prosseguindo com o aprofundamento da vida monástica, foi fundada em Itapecerica da Serra, em 6 de agosto de 1992, a Cela São José, um ambiente propicio à vida contemplativa e claustral. O mosteiro dispõe também da loja de artesanato dos monges, onde se encontram pães, bolos, sorvetes, incensos e artesanatos produzidos no local.

Entrada: Gratuita
Missas acompanhadas de canto gregoriano: Domingos às 10h
Para Confissões: Sábados 15 às 17h
E-mail: abadia@csasp.g12.br

Endereço: Estrada Mosteiro Nossa Senhora da Paz, 1665 – Potuverá

Convento Maria Imaculada – EMAÚS

A Casa Emaús é parte do Convento Maria Imaculada, situado em Itapecerica da Serra, localizado a apenas 30 minutos da capital, São Paulo. Fica em meio a uma extensa e exuberante fauna e flora composta pela Mata Atlântica, e oferece um ambiente favorável para eventos que demandam isolamento e tranquilidade, como a realização de retiros e práticas contemplativas. O espaço oferece dormitórios individuais mobiliados, com banheiros individuais ou compartilhados. Auditório, Capela, Oratório, Salões para eventos diversos voltados para grupos de estudos, pesquisas, práticas corporais como yoga entre outras atividades.

A alimentação é cuidadosamente preparada utilizando-se de extensa produção local de massas, pães, bolos e biscoitos, bem como agricultura comunitária produzida pelo próprio convento. Nas imersões são oferecidas seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Toda a alimentação é vegetariana. Os mesmos produtos são encontrados na loja do convento, além de artesanato produzido pelas freiras.

Horário: Somente agendado pelo número: 4667-5287 || 4667-3318

E-mail: sibemous@uol.com.br

Endereço: Rua da Ressaca, 1081 – Ressaca.

Praça do Cruzeiro

A Praça do Cruzeiro está localizada na avenida XV de novembro, na entrada da cidade. Em 2021, a prefeitura executou uma ampla reforma, melhorando sensivelmente a estrutura da praça e do Cruzeiro e, assim, a frequência de visitas dos munícipes e turistas.

Todos os anos, sempre no dia 03 de maio, o local recebe um evento com tradição de mais de 90 anos: a Reza de Santa Cruz, que teve seu início através de uma história mística, ocorrida por volta de 1930. Essa história foi contada pela munícipe Hilda Teresinha de Andrade, conhecida como Dona Lú, filha de Zoraide Eva das Dores. E até hoje, os familiares mantém essa tradição com muita fé e devoção.

Horário: Aberto 24h.

Seminário Matter Eclesiae

Ao final da década de 1980, o beato João Paulo II, movido pelo Espírito
Santo, edificou um seminário internacional na Cidade de Roma para a formação de
seminaristas diocesanos. Após dez anos de experiência na Cidade Eterna, um
numeroso grupo de bispos brasileiros, firmados por Dom Lucas Moreira Neves,
solicitou um novo seminário Maria Mater Ecclesiae para o Brasil, com parâmetros
idênticos aos de Roma.
Atualmente, contamos com mais de 250 sacerdotes já ordenados, exercendo
os seus ministérios em diversas dioceses do Brasil. O objetivo prioritário do
Seminário é a formação de seminaristas diocesanos, os quais possam no futuro
dedicar-se à delicada e fundamental tarefa de formar os sacerdotes de que a Igreja
de Cristo precisa nos tempos atuais.

Horário: Agendamento.
Telefone: 4775-4943
E-mail: vesteves@arcol.org

Endereço: Rua África, 1000 – Jd. Imperatriz

Templo Kinkaku-ji

O Templo Kinkaku-ji é a única réplica do templo Dourado de Kyoto no Japão. Nasceu de um empreendimento privado e foi inaugurado em 1976. O templo foi idealizado por Alonzo Bain Shattuck, um americano que morou no Japão do pós-guerra durante 15 anos.

É o local perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Além de um lindo jardim japonês, há muitas plantas, pedras, um lago povoado por carpas coloridas, que podem ser alimentadas com a ração vendida no local, e fontes de água natural pelos caminhos do parque, que convida o visitante à meditação, à reflexão e descanso espiritual. Ocorrem cerimônias fúnebres pós-cremação, seguindo o rito japonês e o costume de preservar as cinzas dos seus ancestrais.

O local é integralmente aberto à visitação pública e fortalece muito o turismo religioso da cidade.

Entrada: R$ 5,00

Horário: Quarta a domingo, das 9h às 16h.
Telefone: (11) 4666-4895

Endereço: Rua Camarão, 220 – Chácara das Palmeiras

Templo Enkoji

O Templo Enkoji, ou “Templo do Círculo Luminoso”, começou a ser construído na década de 1990 na área rural de Itapecerica da Serra e foi inaugurado em 2001. É um templo da tradição Zen, voltado à difusão de ensinamentos e práticas budistas. Seu fundador e primeiro abade foi o Rev. Tensho Ohata, nascido em 1918 no Japão e falecido em 2017.

Seguindo a orientação de seu fundador, o templo também recebe e dialoga com todas as escolas budistas, em um crescente movimento em prol dos ensinamentos e práticas iniciadas pelo Buda e transmitidas por 2.600 anos. O Templo abre suas portas todos os segundos domingos do mês, a partir das 10h e a cerimônia memorial geral acontece às 11h. Outros horários para cerimônias familiares devem ser agendados pessoalmente ou por e-mail.

Atividades de meditação, palestras, encontros ou outras ações de treinamento e prática budistas promovidas pelo templo são divulgadas no site ou no próprio templo, durante seu funcionamento.

Horário: Domingo – 9h às 14h30

Telefone: (11) 91352-9667

E-mail: temploenkoji@gmail.com

Endereço: Rua Izequias, Estr. dos Hengles – Chácara das Palmeiras, Itapecerica da
Serra – SP, 06872-415, Brasil

I

O Terreiro Tumbansi, também conhecido como Nzo Tumbansi Twa Nzambi Ngana Kavungu, é um centro espiritual, espaço de vivências de saberes e fazeres ancestrais. O terreiro realiza diversas ações que despertam a atenção de pesquisadores e estudiosos da temática africana e afro-brasileira. Ele também é um espaço de luta e resistência do povo negro e é considerado um local de reprodução das matrizes africanas e sua interação com outras matrizes no Brasil. O terreiro tem parcerias com a Universidade Federal de São Paulo, o Centro Internacional de Civilizações Bantu, a Associação Mãos Livres Angola e o Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre Tradições e Idiomas Africanos.

Site: inzotumbansi.org

Entrada: Gratuita

Endereço: Rod. Armando Salles, 5205

pt_BRPortuguese